Recanto de Encantos

Coquetel de Poesias

 PRESENTES DE NATAL
Daniel Cristal

O maior e melhor presente de Natal,
é ter-vos reunido no
nosso salão
;
fruiremos do
pão e do vinho cristão

a
vela a iluminar a Deus, sem outro igual.

Nãomaior e melhor presente que o sorriso
da
esposa, dos avós, dos netos e afilhados;
do
pai que se desdobra em mil e um cuidados

para que esta festa seja riso e mais que isso

Mais que isso: o espanto da neta alegre
que no ar a alma que a há-de erguer
ao
Amor universal, e nele conviver;

Presente é presente aqui e em todo o lado,
e o
maior e melhor é tê-lO como regra
:
Ter o Amor desenhado em todo o ser amado
.

Natal de 2006 em Portugal   

 

   GRITO

  Efigênia Coutinho

 
Tenho Na alma um grito
estarrecedor de dor de
loucura, um lamento,
saído do mais  fundo de minha alma
e, vai espalhado  em todo meu ser
fragmentos doloridos e dolorosos
fazendo meu corpo soluçar de dor
entre letras e sentimentos….
 
Tenho Na alma um grito
sem dono,  seu eco ocupa
o centro onde o espírito vai
 dissolvendo-se, derretendo na dor
subindo a garganta sufocando
o ar que preciso para Viver…
 
Tenho Na alma um grito
que ninguém vê:
nem Hamlet, nem Horacio
um berro estridente, tatuado,
saindo das profundezas do meu ventre
indo pr’além do mar…
gemendo clamando….
Até se perder no infinito…
 
Novembro 2006

 

>Tolo Coração
>
Marcos Loures
>
>
Destino sempre prega tanta peça,
>
Embora muitas vezes
surpreenda
>Na
vida quase nada que te
impeça
>Recebes
com carinho em tua tenda
.
>
>
Porém se amores mostram suas caras
,
>E mordem
como fossem violentos
.
>Os
sonhos mais
difíceis anteparas
>
Em busca dos divinos, bons ungüentos
.
>
>Vivendo deste
amor qual peregrino

>
Que trama sem saber do seu caminho.
>
Amor por ser amor, faz seu destino
.
>E nele
mesmo incrusta fim e ninho
.
>
>Ao
menos se escutasse minha prece

Mas tolo coração, não obedece!

 

Ama-me  Somente

Polyana                                                     

Hoje, quanto mais a tarde  passava, quanto mais insípidas me pareciam as pequenas satisfações que a vida me dava,

 mais claramente eu compreendia onde eu deveria procurar a fonte do amor que sonho.

Hoje aprendi que ser amada não é nada, enquanto amar é tudo.

O dinheiro não é nada, o poder  não é nada.

Hoje vi que a beleza  não é nada quando se tem amor

que a felicidade é amor, isto.

Feliz é quem sabe amar.

Feliz é quem pode amar muito.

Mas amar e desejar não é a mesma coisa.

O amor é o desejo que atingiu a sabedoria.

O amor não pode possuir.

O amor não pode cobrar.

O amor pode amar.

Ama-me somente!                                  

2 comentários sobre “Recanto de Encantos

  1.  
    É Gilio, fico lisongeada, e muito grata pela oportunidade que neste momento faz-se de alegria e gratidão por ver meus escritos junto a de pessoas imortantes que marcaram a nossa literatura, espero um dia chegar a estirpe desses nomes como ao de Efigênia Coutinho, muitíssimo obrigado mesmo, só você para dar-me tamanha satisfação e fazer com que eu voltasse a postar.
    Desde já não só agradeço a amizade como também deixo aqui meus votos de um feliz natal e um próspero ano novo cheio de alegria, saúde e paz…
     
    Da amiga de sempre
     
     
    Polyana Brito
     
     

  2. Meu amigo querido, que saudade!!!!!!
    Chove copiosamente em Santos… Os menininhos pobres do seu soneto, ficarão molhadinhos…
    Pensava neles ao fazer a postagem de seus poemas. Coloquei os dois porque gostei demais!
    Como disse o Poeta Narciso de Andrade em seus versos:
    "Ah, Jesus! Ah jesuzinho…
    Crescer para quê?"
    Fico a perguntar também por esses milhares de Jesuzinhos espalhados pelo mundo…
    Crescer para quê?
    Esse natal para mim é um Natal de reflexão. Um natal sem comemoração. Um natal para superar dores e decepções. Para suplantar a mentira e o desencanto. Um natal para iniciar uma vida solo.
    Nada melhor do que celebrar o nascimento do Filho de Deus, para buscar na mensagem da manjedoura a força Daquele que nasceu para aliviar os nossos fardos e aplacar as nossas lágrimas.
    Por isso celebro meus filhos tão maravilhosos.
    Por isso agradeço ao Senhor Jesus por minha vida e meu talento.
    Por amigos como você, sinto que a vida vale a pena.
    Que existe esperança no ser humano, tão desumano ultimamente…
    Por isso encerrei as postagens natalinas com os seus sonetos.
    Pela profundidade dos seus versos, meu amigo…
    Esse seu coração generoso, forjado pela vida…
    Vida que ensina a quem quiser aprender…
    Desejo de coração, um natal santificado com sua família.
    Desejo que as luzes deste natal, iluminem cada vez mais a sua vida!
    Meu grande beijo e votos de plena paz…
    Deus o abençoe!
     

Deixe um comentário

