Homenagem à N.S Aparecida

Homenagem à Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.

 

 

                                                                                                Senhora, Que é Aparecida.

 

Senhora, para nós, Aparecida,

Do povo sofredor, compadecida.

Bem cuida da tua gente que é sofrida,

Das crianças, sem pais e sem guarida.

 

 Padroeira desse povo brasileiro,

 Ajuda aos que a ti rezam, teus romeiros.

Perdoa, aos que constroem tão faustos templos,

Porém, deixam que os pobres fiquem ao tempo.

 

Dá luz a quem tem terra mas não gera,

Comida para aqueles que têm fome.

Dá luz a quem, com violência, a terra tome,

Daquele que produz e já prospera.

 

Aos homens, tão insensatos, os ilumina,

Pois negam, de seu Deus, a Lei Divina.

 

 

                                                                                                         À  N.S. Aparecida

 

                                                                                             Oh, Nossa Senhora Aparecida!

Tu, que conduzis-te minha vida,

Para quem, cada dia, eu rezei,

 Por mim orei e pelos meus, apelei.

 

A quem agradeci cada vitória,

E pedi, cada erro meu, perdoar.

Venho, nestes versos, demonstrar,

Minha devoção a ti e a tua glória.

 

Oh, Nossa Senhora Aparecida,

Padroeira do povo brasileiro,

Que, graças, concedes a teus romeiros.

 

Acode à gente pobre e sofrida,

Que vive a miséria e o sofrimento,

Que, dos homens, não têm merecimentos.

 

Observação  Estes sonetos, publicados no meu livro “Mulher Estelar”, foram escritos numa fase de minha poesia em que eu fazia transição para os decassílabos ( o 2°, não é decassílabo), ainda, sem a rigidez com a métrica que tenho hoje. Porém não os altero. Permanecem com a forma com que foram escritos, pois o importante é que prevaleça a idéia.

                                                                         Manoel Virgílio

Deixe um comentário

