Uma viagem pelo Centro do Rio

 

  Viajando no C – 10

                                                                                      

 

Viajo pelo ônibus C – 10,

Do Rio, corto o centro, através

De um belo corredor, bem cultural,

Do Bairro que é de Fátima à Central.

Trajeto que me mostra o Rio Antigo.

No velho casario, eu me ligo!

Descendo a Riachuelo até a Lapa,

Vielas e os Arcos, nada escapa.

 

O  Público Passeio  é lindo e grande!.

Seguinte a Praça Mahatma Gandhi

´Que é onde havia o prédio do Senado.

Depois na Cinelândia, bem ao lado,

A esquerda vem o grã Municipal,

Também, a Biblioteca Nacional,

Ao lado o Museu de Belas Artes,

Ali, vejo beleza em toda parte!

 

Colégio, o real, Pedro Segundo,

O Campo de Santana, bem ao fundo,

O Itamarati, bela imagem

E chego à Central, nessa viagem.

Na volta, a Gamboa contemplando,

Fachadas co’azulejos, admirando,

Um bairro dos mais antigos, do meu Rio

E, onde, o destaque é o casario,

                     

Contemplo, enlevado, à janela.

Imagens que a viagem me revela.                                                  

 As ruas, monumentos, belas praças,

E muito de história por mim passa.

 Depois, Praça Mauá e o cais do Porto,

Passado que, ainda, não está morto.

                            E, pela Rio Branco, retornando,

O novo e o velho Rio se encontrando.

 

Manoel Virgílio

 

Obs. Desculpem as falhas na última estrofe. Tentei corrigir, mas só consegui melhorar. Coisas de computador! MV.

 

Obs 

Deixe um comentário

