Com Um Cálice de Vinho

No meu Recanto de Encantos, mais uma poesia de Daniel Cristal (Armando Figueiredo), excelente poeta  português, com um comentário de Rogério Martins Simões, divulgado pela AVSPE.

Amanhã, ainda Daniel Cristal, com um seu soneto: – Néctar. 

 

 

 

Com um cálice de Vinho

DANIEL CRISTAL

 

Um cálice de vinho celebra a vida
E trapaça a morte pela embriaguez!
Somos dois num só nessa taça erguida
E se juntarmos Baco então somos três.

Bebendo mais um cálice somos tetra:
eu, tu e o vinho, talvez mais o Baco;
o terceiro aquece e o quarto não peca!
Pra ti fica sempre o melhor naco…

Com um cálice de vinho não há morte
porque aqui Belzebu perde a frescura
– teu odor de mosto é o que me calha em sorte
e junta meu néctar à tua candura.

Ofereces-me o leito, a espuma e a lua
na dança que seguimos da concertina;
a noite é felina, e tu estás nua,
e é fina a canção que nos ilumina…

Mais vinho no cálice faz arder a alma;
despe já as parras que estorvam a palma
– Não pares, amor, chupa o mel da colmeia
até que o sangue sorva a Lua cheia…

Com mais vinho no copo ficas ígnea
e haverá mais tesão e frenesim;
é mel lambido na boca benigna
na forma de bolinho, creme ou pudim…

Ai, amor, que tens a boca sem manhas
que exalas o aroma mais fresco do mundo
e me dás as entranhas e as artimanhas
o esplendor da trapaça é gozo rotundo!

 

Mais palavras para quê? Só um grande poeta como o é Armando Figueiredo serve a poesia em belos copos de Cristal. Obrigado por partilhar este bom de tinto que o bebi até á exaustão. Estou muito feliz pelo sucesso do grande poeta da língua portuguesa.

Rogério Martins Simões

Deixe um comentário

